728 x 90

Le Marché Chic, feira de moda, arte e design autoral, com curadoria de Lulu Alberti, chega a 18ª edição na Casa Destemperados à convite da Revista Donna

O Le Marche Chic, idealizado por Luciana Alberti, evidencia o trabalho de artesãos e pequenos empreendedores, que tem no evento, a oportunidade de ganhar visibilidade e crescer com sua marca autoral Com raízes em Caxias do Sul, a feira de moda, arte e design criada por Luciana Alberti já ficou conhecida por diferentes pontos do Sul do Brasil por apresentar a força do trabalho autoral e feito à mão. Desde 2016, com o nome de Mercado Chic Boutique, a proposta faz parte do calendário cultural e de negócios da Serra Gaúcha ao longo de 17 edições, sendo três delas realizadas em duas praias do litoral. Com o sucesso, o projeto itinerante ganhou marca registrada e agora se chama “Le Marché Chic”, Luciana Alberti, ou Lulu, como é conhecida, cresceu em meio ao universo da moda, vendo sua bisavó fazendo macramê, a avó fazendo crochê e a mãe bordando. “Depois de alguns anos trabalhando no setor, onde já até lancei uma linha própria de roupas, deparei-me com uma guerra de preços que resulta em mercadorias de baixa qualidade e, desde então, iniciei a luta pelo slow fashion”, explica. Lulu contabiliza que mais de 300 marcas autorais já participaram da feira.

As novas tendências de mercado mostram que a economia criativa, ou seja, os negócios que se originam de produtos ou serviços ligados à cultura, moda, design, música e artesanato, além de tecnologia e inovação, estão em alta. Estima que esse setor representa 2,6% do PIB brasileiro e que teve crescimento acumulado de quase 70% nos últimos 10 anos. Em todo o país, cerca de 8,5 milhões de brasileiros fazem do artesanato o seu pequeno negócio, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Juntos, esses microempreendedores movimentam mais de R$ 50 bilhões por ano.

O Le Marché Chic é uma nova experiência de compra e venda, pois os visitantes interagem diretamente com quem produz. Os produtos expostos são criados manualmente em pequena escala, prezando pelo consumo ético e sustentável, em contrapartida ao movimento fast fashion. Para a 18ª edição, que ocorrerá pela primeira em Porto Alegre, serão 35 expositores de moda, artesanato, decoração, casa, beleza e bem-estar.

Multiplataforma de conteúdo gastronômico, o Destemperados é feito por quem é apaixonado por comer e beber bem. Acreditamos no poder da gastronomia e que a vida pode ser melhor ao redor de uma mesa. Estamos em muitos lugares ao mesmo tempo, no Caderno Destemperados, na Casa Destemperados, nas redes sociais, no nosso site, sempre levando conteúdo de relevância e fomentando o desenvolvimento da gastronomia para as pessoas. Com parceiros itinerantes, hoje, a Casa Destemperados conta com as pizzas da Ciao Pizzeria Napoletana, os assados e choripans do El Topador, os doces do Charlie Brownie e os drinks do Josephyna’s. Além disso, temos um wine bar que traz vinhos nacionais e internacionais que pouco você vai encontrar em cartas por aí.

LE MARCHÉ CHIC - Edição #18

Data: 20 de julho, sábado, das 11 às 19h

Local: Casa Destemperados (Rua Marquês do Herval, 82 – Bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS

ENTRADA FRANCA

EXPOSITORES

ALMA ARTESANAL
ANGIE FINKLER
ATELIÊ DO QUÍMICO
AVATIM
BIA VERDI
CAMII VIEIRA
CAROLINA POTRICH
CASA VINTAGE
CLAUDIA CASACCIA
COMPHY WEAR
CROCHET CLUTCH
DIVINO PANO
DR DEDO VERDE
ESSêNCIAS DA BRUXINHA
FABIANE MONTEMEZZO
FIAMMA BELLA
FIAPARIA
FIG. COOL LEATHER
JAQUE PAULETTI
LE ARGENTA
LIS PERFUMARIA
LIVÉRR
NÓ DE PINHO
PANTAI
PITHAYA
PLENA ARTE
PRESQUE PARISIENNE
RISTRETTO
SALL
SENS.O
TANARA MALLMANN
THOTI BABY
TRAMAS
TRECOS COM ARTE
VANITÁ
ZANCANARO

Divulgação: Le Marche Boutique
Fotos: Rafael Sartor