728 x 90

Empreendimento inédito em Porto Alegre terá praças elevadas

Novo projeto no Menino Deus aposta em arquitetura única que se integra à calçada.

Em breve, quem passar pelo bairro Menino Deus, em Porto Alegre, terá uma surpresa ao se deparar com um novo prédio na avenida José de Alencar. Fugindo do formato de um edifício convencional, o projeto terá uma estrutura inédita na Capital: três vãos elevados, preenchidos com vegetação e mobiliário para o convívio entre os moradores. Não é à toa que o próprio nome do empreendimento – Praça4 – remete a essa ideia: a 4ª praça é a própria calçada, conectando o condomínio e as três praças à cidade. O prédio já está em construção com previsão de entrega em 2019.

A iniciativa busca trazer para Porto Alegre uma tendência de arquitetura e urbanismo que já é realidade no exterior e no centro do país. Com o boom da economia compartilhada, a proposta quer atender à demanda de uma geração que prioriza ter mais qualidade e inteligência no uso do espaço e dos recursos naturais.

“As pessoas não querem mais dar as costas para a rua: querem vivê-la e aproveitá-la de verdade. Há uma consciência se formando sobre a importância de transformar os edifícios em uma extensão dos atrativos do bairro. Isso melhora o convívio entre as pessoas, traz segurança e faz da cidade um lugar melhor”, destaca Paulo Fam, diretor da Famcorp, incorporadora e construtora que está lançando o empreendimento em parceria com a incorporadora Lugares com Alma.

Cada uma das praças terá o seu propósito: uma ficará ao lado do salão de festas; outra estará próxima a um coworking e à lavanderia; e a mais alta, no quinto andar, será um local mais contemplativo, para relaxar e meditar. A forma é resultado do gesto de estender a calçada e a vida do bairro para dentro do edifício.

Mais vida, mais segurança

O projeto arquitetônico é da Hype Studio, que também assinou o projeto de modernização do estádio Beira-Rio. Segundo a arquiteta Luísa Konzen, que é sócia do escritório de arquitetura e também diretora da incorporadora Lugares com Alma, o empreendimento foi concebido seguindo alguns princípios da urbanista americana Jane Jacobs: quanto mais pessoas estiverem transitando nas ruas, e quanto mais as fachadas facilitarem a visão de fora para dentro, mais a cidade será segura.

“Acreditamos que os edifícios devem se abrir e integrar à cidade que os acolhe de forma franca e gentil. A fachada do Praça4 terá uma interface ativa com o espaço público. Além do comércio aberto para a rua, a calçada terá mobiliário urbano e vegetação, estimulando a presença de pessoas em diferentes horários do dia”, diz Luísa.

Vida moderna

As inovações do projeto também estarão nas suas unidades. As incorporadoras apresentam uma solução de moradia adequada a um novo estilo de vida, voltado a quem escolhe viver em pontos centrais da cidade que tenham tudo perto e em espaços otimizados para ter mais tempo para os amigos, para viajar o mundo e viver a cidade.

O edifício é composto por unidades tipo studio e duplex, que variam de 28 a 118m². O projeto de interiores tem inteligência e design no uso do espaço. Nos studios, um mesmo ambiente se transforma conforme a necessidade do seu morador – o mobiliário, que é retrátil, adapta-se para ser dormitório, sala de estar, jantar ou cozinha. Todos os apartamentos contam com sacadas ou terraços voltados ao sol da tarde, com portas-janelas de correr que integram o espaço interior ao exterior.

Justamente para possibilitar esse uso mais versátil das unidades, os apartamentos já vêm com pacotes de acabamentos e mobiliários projetados no detalhe e exclusivamente para o prédio. São três modalidades diferentes de pacotes de mobília – completo, minimalista e essencial.

De acordo com as incorporadoras, isso se torna um diferencial para os futuros moradores e também para possíveis investidores – que têm uma facilidade a mais antes de se mudar ou de colocar o local para alugar. “Queremos proporcionar uma experiência singular para os futuros moradores do Praça4”, explica Luísa.

O Praça4 é o primeiro empreendimento de uma parceria entre duas incorporadoras: a Famcorp, que acumula uma trajetória de mais de 25 anos pautada na qualidade e inovação dos projetos já construídos, e a Lugares com Alma, uma nova incorporadora formada por um grupo de arquitetos e administradores que querem construir uma arquitetura que aproxime as pessoas e seja gentil à cidade.

Tecnologia para inovar

As incorporadoras trazem diversas tecnologias para dar conforto, baixa manutenção e economia aos futuros moradores do Praça4. Um dos principais diferenciais é o sistema importado de fachada ventilada – composto de painéis cimentícios fixados com inserts, o que confere beleza e durabilidade à fachada. Além disso, há um grande cuidado com o desempenho termoacústico. Para minimizar a transferência de ruído por vibrações ou pela propagação pelo ar, os vidros são laminados, os contrapisos são flutuantes e as lajes não apresentam furações entre unidades privativas.

No campo da sustentabilidade, o aquecimento da água será central, a partir de painéis solares. Coleta de água de chuva, exaustão eficiente e iluminação condominial por LED são outras das tecnologias que ajudam o planeta. As paredes verdes são autoirrigáveis e têm baixa manutenção.

E ainda, adquirir um apartamento não significa necessariamente sair com uma chave na mão, já que todas as unidades contarão com fechaduras eletrônicas, com senha e tag de acesso.

Site http://praca4.com

Divulgação: Critério
Fotos: Gabriel Carpes