728 x 90

Dia do Vinho comemorado em grande estilo no PPKB!

Jornalistas, editores, blogueiros, enófilos, sommeliers, proprietários de restaurantes e executivos dos setores de enogastronomia, hotelaria e turismo do Sul do país prestigiaram o lançamento do Dia do Vinho 2016.

A Onne & Only foi “degustar” esta edição, lançada oficialmente em Porto Alegre nesta terça-feira (22 de março), num evento que reuniu aproximadamente 300 pessoas, uma das atrações do Circuito Brasileiro de Degustação (CBD). A apresentação para imprensa e convidados foi no PPKB Kitchen & Bar, com realização do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RS). A novidade foi a confirmação de Vila Flores como o décimo município da Serra Gaúcha a participar da iniciativa que abrange os polos de enoturismo do Rio Grande do Sul e São Paulo. Pela segunda vez consecutiva, serão duas semanas de celebração – de 20 de maio a 5 de junho.

O evento integra três cadeias econômicas simultâneas – vinícola, gastronômica e turística – entre a região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, a Campanha Gaúcha, Porto Alegre (RS) e, desde 2015, o Roteiro do Vinho de São Roque (SP). O representante paulista no Dia do Vinho, aliás, registrou 35% de incremento no número de visitantes, 10 pontos percentuais acima do previsto, logo na estreia. Sucesso que se repetiu nos números em solo gaúcho.

“Ano passado, para citar um exemplo, a feira de vinhos na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, atraiu 40 mil pessoas e comercializou mais de 28 mil garrafas de derivados da uva em apenas cinco dias. Em Caxias do Sul, ocorreu quase o mesmo: em três dias, a Feira do Vinho na Praça Dante Alighieri teve público de 25 mil pessoas e vendas de mais de 23 mil litros de vinhos e sucos. A prefeitura inclusive chegou a ampliar a feira para a Praça da Bandeira, uma semana depois, devido à procura”, comenta o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Dirceu Scottá.

Sobre o Dia do Vinho

O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SAPI) do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003.
A edição 2016 tem apoio das prefeituras de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque-SP, Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Phoenix Eventos e Verallia.

Sobre o Circuito Brasileiro de Degustação (CBD)

O CBD é uma das ações do Projeto de Valorização dos Vinhos Brasileiros, desenvolvido pelo Ibravin em parceria com o Sebrae e apoio da Abrasel com o intuito de promover o aumento do consumo per capita dos vinhos do Brasil. Além do CBD, outro projeto em andamento é o Qualidade na Taça, que visa incentivar a melhoria do serviço do vinho em bares e restaurantes no País e aumentar a competitividade entre as marcas brasileiras.

Confira a programação completa: www.diadovinho.com.br

Fotos: Michael Paz Frantzeski e Marcelo Tovo