728 x 90

Taioba Restaurante, na praia do Rosa, templo de sedução do paladar

O Taioba restaurante, no Centrinho da Praia do Rosa (SC), é um pequeno e despojado templo de sensualidade culinária. Utilizando somente o que há de melhor em cada estação do ano, o argentino Rodolfo "Rolo" Scarpetti, chef que prefere se dizer cozinheiro, expressa uma culinária que enaltece todos os sentidos.

Terroir por natureza

Selecionando diariamente os melhores ingredientes da estação, Rolo trabalha em seu cardápio variável só com pesca fresca e local, carnes, verduras e legumes provenientes de produtores da região; pães próprios de fermentação natural com farinhas orgânicas, além de queijos e sorvetes preparados na casa.

A carta de bebidas conta com uma pequena e cuidadosa seleção de vinhos argentinos e brasileiros, cervejas artesanais e coquetéis clássicos como Caipirinha, Gin Tônica, Negroni e Old Fashioned. A Kombucha (alimento probiótico) feita na casa é um fermentado de chá verde, camomila e casca de laranja. O cuidado com o meio ambiente e uma franca batalha contra o plástico fez o proprietário decidir por não vender água mineral em garrafa pet, portanto a água filtrada é convite da casa e proveniente de poço artesiano.

Seu processo criativo livre, mas fortemente lastreado na técnica, faz o cozinheiro-artista definir seu modus operandi como "mishiguene" (termo judaico que em livre tradução significa fazer o que der na cabeça): um processo aleatório e tanto anárquico feito de acordo com a vontade do cozinheiro no dia. Os pratos surpreendentes misturam sofisticação e simplicidade, ousadia com sabores tradicionais, orquestrações de Rolo aprendidas nos 27 anos de sua história gastronômica.

O Cozinheiro

Rodolfo tem passagens por restaurantes no Brasil, Argentina, Uruguai e Estados Unidos. No Upstate em Nova York, organizou em várias ocasiões restaurantes no estilo Pop Up (restaurantes temporários montados em ambientes pouco tradicionais). Trabalhou com vários chefs de fama internacional como Ramiro Rodriguez Pardo e, em mais de uma ocasião, com Francis Mallmann. Também encantou Bono Vox, da Banda U2, que "sequestrou" Rolo para atendê-lo exclusivamente, durante uma das últimas turnês argentinas do grupo.

Em 2005, desembarcou no Brasil para abrir seu próprio ninho culinário, o Zissou + Cozinha de Mercado, na Praia do Rosa em Santa Catarina. Foi uma semente poderosa. Entre idas e vindas para trabalhar por temporadas em outros países, retornou ao Rosa em definitivo em 2016 para montar o seu sonhado Taioba Restaurante. Taioba é um presente da terra, uma planta que nasce sem que precise ser plantada. Tudo a ver com a culinária praticada pelo cozinheiro surfista.

"Eu gosto de me definir como um cozinheiro. Adoro meu trabalho. Está na minha alma desde que posso lembrar. Cozinhar é minha vida, eu faço isso com paixão", diz Rodolfo.


TAIOBA Restaurante

Av. Porto Novo, Centrinho, Praia do Rosa.
Abaixo do Ipê, atrás do Eucalipto.
Aberto todos os dias das 18 à meia-noite até o Carnaval.
Do Carnaval até a Páscoa fecharemos aos domingos.
taiobapraiadorosa@gmail.com
htps://www.instagram.com/taiobapraiadorosa
Telefone: 48 99999 5651

Divulgação: Denise Rocha Almeida
Fotos: Divulgação