728 x 90

Primeira edição do Festival Octobeer Blues reúne música e cerveja nesta sexta-feira em Porto Alegre

  • Cultura
  • 23/10/2017 - 17:49
  • 482 Views

Evento terá shows do músico Harmonica Hinds e da banda Chigago Blues All-Stars, além de apresentação inédita de Nei Lisboa, no Teatro do Bourbon Country.

No mês de outubro, a Opus Promoções e a Branco Produções apresentam uma nova forma de experienciar o blues: unindo os mais sofisticados rótulos de cervejas artesanais ao inigualável gaitista Harmonica Hinds, os renomados músicos da banda Original Chicago Blues All-Stars e um show inédito de Nei Lisboa com o tecladista Luiz Mauro Filho. A primeira edição do festival Octobeer Blues chega a Porto Alegre nesta sexta-feira, dia 27 de outubro, com apresentações a partir das 21h no Teatro do Bourbon Country. Ainda há ingressos à venda. Confira o serviço completo abaixo.

Dando continuidade à série de festivais que promovem a harmonização entre música e bebida (Tango Y Vino, em junho; e Vinho e Jazz, em agosto), o Octobeer Blues promove uma seleção de cervejas artesanais, que estará à venda para o público optar pelo estilo que melhor combina com o seu paladar. O evento na capital gaúcha terá patrocínio da Salva Craft Beer e apoio da Veterana Beertruck, que irão expor e vender uma ampla variedade de chopps. No setor das mesas, a compra da cadeira avulsa dará direito ao primeiro chopp (400ml), enquanto as mesas fechadas receberão um growler de 2L exclusivo.

O projeto também tinha edições previstas para as cidades de Recife e São Paulo, nos dias 25 e 26 de outubro, mas apresentações foram canceladas devido a complicações na retirada do visto de trabalho de um dos integrantes do grupo Chicago Blues All-Stars, que só terá condições de chegar ao Brasil na quinta-feira, dia 26 de outubro.
Harmonica Hinds

Melvin “Harmonica” Hinds é um dos poucos gaitistas que possui a linguagem musical dos grandes mestres do passado e é considerado um dos maiores gaitistas do blues de Chicago. Ativo no cenário musical desde 1970, foi músico da casa Theresa’s Lounge onde dividia palco com Junior Wells, Sammy Lawhorn, John Primer, Earnest Johnson entre outros.

Hinds gravou com muitas estrelas do blues como Koko Taylor, Lefty Dizz, Big Moose Walker, John Primer, Eddie Taylor Jr, Mud Morganfield entre outros. Um dos mais requisitados gaitistas da cena em Chicago, em mais de 30 anos de carreira já acompanhou Pinetop Perkins, Willie “Big Eyes” Smith, Louisiana Red, Louis Myers, Dave Myers, Willie Dixon, Magic Slim, Fred Below, Willie Kent entre outros. Além de gaitista toca também violão e banjo, fazendo o estilo country blues com muita personalidade.

Chicago Blues All-Stars

Foi uma lendária banda formada pelo grande mestre Willie Dixon para acompanhar suas apresentações, mas acabou se tornando um grande projeto de preservação da cultura do blues, garantia da inclusão e projeção dos talentos daquela época. Durante décadas foi trazendo novos integrantes, oportunizando talentos, que se tornaram as grandes estrelas da cena blues. Depois, quando o mestre faleceu, a banda terminou, até que alguns dos membros de uma das formações originais decidiram se juntar novamente e prestar um tributo ao grande mestre.

Na formação atual a banda conta com um de seus filhos, Deacon Freddie Dixon, baixista e vocalista, Maurice John Vaughn na guitarra, piano e vocal, Michael Damani, na guitarra e Jimmy Tillman na bateria, guitarra acústica e vocal.

Deacon Freddie Dixon foi membro fundador dos Sons Of The Blues junto com Lurrie Bell e Billy Branch. Assumiu o baixo na banda de seu pai, quando o mestre deixou de tocar o baixo para dedicar-se somente ao vocal. Freddie esteve na banda do pai por dez anos. Ele é o atual líder do grupo e responsável por arregimentar os músicos. Freddie pode ser encontrado em gravações de A.C.Reed, Detroit Junior, Big Leon Brooks e nos anos 90 havia deixado o mundo do blues para se tornar pastor.

Dr. Jimmy Tillman foi também integrante dos Sons Of Blues durante os primeiros anos, e depois, passou a ocupar esse posto no Chicago Blues All Stars convocado por Willie Dixon, quando seu baterista habitual, Clifton James, ficou enfermo e precisou parar de tocar. Esteve na banda de Dixon até a morte dele.

No início de 2016 decidiram se juntar novamente, ao se reencontrarem na banda de Dedrick Blanchard, lendário pianista de Chicago e líder musical da banda de Otis Clay por muitos anos. Foi na cervejaria Motor Row Brewing do South Side que eles começaram a tocar todas as segundas, relembrando as famosas Blue Monday Jams contando com vários convidados durante seus shows, tais como Harmonica Hinds, Steve Bell (filho de Carey), a cantora Holle Thee Maxwell e outros músicos de Chicago que saudaram a volta da famosa banda.

Em outubro de 2016 foram incluídos no Chicago Blues Hall Of Fame e, em novembro foram convocados para ser a banda principal do Frederickshavn Blues Festival, um dos festivais de blues mais importantes da Alemanha. Depois de ter viajado pelo mundo todo junto do mestre Willie Dixon eles estão de volta e se apresentam no Brasil pela primeira vez.

Composta por músicos pertencentes ao Blues Hall of Fame, a Chicago Blues All-Stars gravou e se apresentou com artistas como Chuck Berry, Eric Clapton, Joe Cocker, Buddy Guy, BB King, The Rolling Stones, entre muitos outros. A banda já tocou em mais de 200 estações de rádio em 22 países e alcançou o topo das paradas norte-americanas com o álbum Red, Hot, & Blue, lançado em 2013.

Nei Lisboa - show inédito

Nei Lisboa participa do festival, em duo com o tecladista Luiz Mauro Filho, e apresenta um tributo ao gênero que o inspirou em vários sucessos do início da carreira. Entre outras, Pra viajar no cosmos, Rima rica/frase feita e Faxineira vão compor o setlist da apresentação, ao lado de clássicos consagrados nas vozes de Eric Clapton, Nobody knows, you when you’re down and out e Alberta Hunter, The glory of love, além de releituras dos brasileiros Frejat/Cazuza, Blues da piedade e Luiz Melodia Pérola negra.

“Vamos passar certamente ao lado e além do gênero, na melhor hipótese como um ‘quase blues’, até por respeito aos mestres, aos experts e admiradores. Mas quem sabe oferecendo a necessária distensão, em sotaque nativo, entre um e outro show dos gigantes quem trazem o legítimo blues para o palco do Bourbon”. O show também terá participação especial do Solon Fishbone na guitarra.

SERVIÇO

OCTOBEER BLUES
Dia 27 de outubro
Sexta-feira, às 21h
Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80 / 2º andar – Shopping Bourbon Country)
www.teatrodobourboncountry.com.br

Classificação: 18 anos
Duração: 205min

Cronograma

Abertura portas: 19h
Abertura setor mesas: 20h
Harmonica Hinds: 21h
Intervalo: 15min
Nei Lisboa: 22h
Intervalo: 15min
Original Chicago Blues All Stars: 23h

- 50% de desconto para sócios do Clube do Assinante RBS – limitado a 100 ingressos;

- 50% de desconto para titulares e acompanhantes dos cartões Zaffari Card e Bourbon Card, adquiridos somente na bilheteria do Teatro do Bourbon Country – limitado a 100 ingressos;

- 10% de desconto para sócios do Clube do Assinante RBS nos demais ingressos.

* Crianças até 24 meses que fiquem sentadas no colo dos pais não pagam;
** Política de venda de ingressos com desconto: as compras poderão ser realizadas nos canais de vendas oficiais físicos, mediante apresentação de documentos que comprovem a condição de beneficiário. Nas compras realizadas pelo site e/ou call center, a comprovação deverá ser feita no ato da retirada do ingresso na bilheteria e no acesso à casa de espetáculo;

*** A lei da meia-entrada mudou: agora o benefício é destinado a 40% dos ingressos disponíveis para venda por apresentação. Veja abaixo quem têm direito a meia-entrada e os tipos de comprovações oficiais no Rio Grande do Sul:
- IDOSOS (com idade igual ou superior a 60 anos) mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
-ESTUDANTES mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) nacionalmente padronizada, em modelo único, emitida pela ANPG, UNE, UBES, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos. Mais informações: www.documentodoestudante.com.br
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ACOMPANHANTES mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS PERTENCENTES A FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA (com idades entre 15 e 29 anos) mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS COM ATÉ 15 ANOS mediante apresentação de documento de ident idade oficial com foto.
- APOSENTADOS E/OU PENSIONISTAS DO INSS (que recebem até três salários mínimos) mediante apresentação de documento fornecido pela Federação dos Aposentados e Pensionistas do RS ou outras Associações de Classe devidamente registradas ou filiadas. Válido somente para espetáculos no Teatro do Bourbon Country e Auditório Araújo Vianna.
- DOADORES REGULARES DE SANGUE mediante apresentação de documento oficial válido, expedido pelos hemocentros e bancos de sangue. São considerados doadores regulares a mulher que se submete à coleta pelo menos duas vezes ao ano, e o homem que se submete à coleta três vezes ao ano.

****Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário no momento da compra e retirada dos ingressos ou acesso ao teatro, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso.

*****Descontos não cumulativos a demais promoções e/ ou descontos.

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS (sujeito à taxa de conveniência):
Site: www.ingressorapido.com.br
Informações: sac@ingressorapido.com.br

Agência Brocker Turismo: Av. das Hortênsias, 1845 – Gramado (de segunda a sábado, das 9h às 18h30min, e feriados das 10h às 15h).

Informações: (54) 3286-5405
Bilheteria do Teatro Feevale

Local: ERS-239, 2.755, Novo Hamburgo, RS.

Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 21h; sábados, das 9h às 13h

Informações: (51) 3271-1200.
Bourbon Shopping Novo Hamburgo: Av. Nações Unidas, 2001 – 2º Piso / Centro de Novo Hamburgo (de segunda a sábado, das 13h às 20h).



CANAIS DE VENDAS OFICIAIS (sem taxa de conveniência):
Bilheteria do Teatro do Bourbon Country: Av. Túlio de Rose, nº 80 / 2º andar (de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo e feriado, das 14h às 20h)

Divulgação: Agência Cigana
Fotos: Dan Hack, Peter M. Huley, Giovanna Jung