728 x 90

Pedras naturais são o DNA da artista Graziela Dias

A gaúcha desenha peças para casa que são verdadeiras joias da decoração

Quando pensamos em peças de decoração produzidas com pedras naturais, logo o que vem à mente é a ideia de objetos frios e com possibilidades limitadas de design. Mas não. A pedra natural se integra às diferentes linguagens do design, aliando retas e curvas sinuosas numa fluidez sofisticada. Graziela Dias entende como ninguém dessa façanha. As pedras variam de gemas de ágata, ametista, citrino ao cristal de rocha. "Eu começo o desenvolvimento de uma peça sempre pela pedra. A ideia é valorizar e evidenciar a beleza do material natural, seu desenho e cor", conta a artista.
A gaúcha, que comanda o estúdio GD, em Porto Alegre (RS), desenvolve mesas, abajures, arandelas, aparadores de livros, bandejas, quadros, entre outras coisas, com pedras semipreciosas. Tudo misturado a materiais nobres como a madeira, o metal e o acrílico. O processo de criação passa por diversos artesãos antes de chegar à fase final, e cada artesão é especializado em um tipo de material.
O caminho das pedras, literalmente, segundo a artista, se deu quando a gaúcha saiu de Porto Alegre, em 2011, para uma temporada em Londres. "Na época, já tinha em mente fazer algo diferente, e, já em Londres, comecei a fazer short courses voltados para mercado de luxo". Durante esse período que ela chama de "detox", se dedicou a leituras dos mais variados assuntos, principalmente nas áreas de decoração e design. E, durante suas andanças pela Europa e Estados Unidos, visitando antiquários e lojas-boutique de decoração, chamavam sua atenção as peças de design que continham pedras ou, simplesmente, as pedras brutas sendo comercializadas. "Diversas vezes perguntei a origem do material e a resposta sempre era a mesma: "from brazil".
De volta em terras brasileiras, após constatar o valor da matéria-prima do Brasil no exterior, partiu em uma verdadeira expedição pelas cidades do Rio Grande do Sul em busca de fornecedores e também para entender o processo de extração das pedras e seus beneficiamentos. "Me apaixonei ainda mais", conta a artista que, para desenvolver seus produtos, seleciona pessoalmente o material natural para cada criação. "Meu critério é bater o olho e amar. É o desenho da natureza na lâmina de ágata, o brilho quando tem geodo. É surreal o que a natureza faz", diz.

Graziela Dias apresenta nova coleção de joias para casa.

Lâmina de ágata polida e latão envernizado são os materiais escolhidos pela artista Graziela Dias para compor as arandelas da sua nova coleção, Elements. Sofisticadas, assim como as peças anteriores da gaúcha, as arandelas Wings e Square, foram elaboradas com o objetivo de, além de serem peças para iluminação, serem também objetos de decoração no espaço. A Wings, por exemplo, possui um efeito de iluminação – a luz atravessa a tela que envolve a peça e cria sombras singulares na parede. É quase uma instalação de arte. As duas arandelas integram a primeira fase da coleção que, em breve, aumentará com outros itens elaborados pela artista, utilizando também pedras semipreciosas.

Sobre a artista:
Graziela Dias é gaúcha de Porto Alegre (RS), formada em direito. Em 2011, mudou-se para Londres onde fez diversos cursos na área de mercado de luxo. Durante suas viagens pela Europa e Estados Unidos, sempre chamava sua atenção as peças de decoração desenvolvidas com pedras naturais. De volta ao Brasil, em 2013, decidiu mudar de área e investir no design de objetos para casa com aplicações de pedras naturais brasileiras. Há dois anos mantém um showroom na capital gaúcha, o GD.

Graziela Dias
Rua Barão de Santo Ângelo, 162 | sala 08, Moinhos de Vento, Porto Alegre (RS)
Telefone: (51) 3061.0911.
www.grazieladias.com.br

Divulgação: Mariana Amaral
Fotos: Divulgação