728 x 90

Ensina-me a Ser Chef reúne estudantes da rede pública de Gramado na final de sua 6ª edição

Realizado pelo restaurante Nonno Mio, projeto escolheu os destaques entre as escolas participantes em evento no SENAC Gramado.

Levando novamente a arte de cozinhar para as escolas públicas de Gramado, o restaurante Nonno Mio realizou, nesta quarta-feira (04), a final da sexta edição do Ensina-me a Ser Chef, projeto que vem apresentando o mundo da gastronomia para as novas gerações da comunidade local. Os times, cada um representando as oito escolas participantes, prepararam suas receitas durante o cronometrado limite de uma hora, onde os pratos traziam criações que levavam obrigatoriamente itens da merenda escolar, despertando a curiosidade e a criatividade para tornar a refeição diária em um prato de restaurante, digno de chef.

Ao longo das seis edições do Ensina-me a Ser Chef, Pedro Andreis, um dos idealizadores do projeto e jurado da edição deste ano, percebe a adesão crescente das escolas, mas também já espera resultados que vão muito além do ambiente escolar: “Acredito que, daqui dois ou três anos, já veremos as conquistas do projeto dentro das próprias cozinhas, com alunos ingressando no mercado gastronômico. Aqui os jovens descobrem talentos e vocações, e o fato da região ser turística incentiva a ideia de que existe a realidade de realmente trabalhar na área”.

E os restaurantes da região já podem mesmo se preparar para receber pequenos grandes cozinheiros. Afinal, o nível e a variedade dos pratos impressionaram o qualificado grupo de jurados formado por Arika Messa, Leonardo Schreiner, Patrícia Roggerone e Pedro Andreis. A decisão foi tão acirrada que a diferença entre as colocações do primeiro e do último prato foi menos de um ponto. Sem revelar a colocação das escolas, o Ensina-me a Ser Chef apresentou os três pratos que se destacaram no paladar dos jurados:

EMEF Maximiliano Hahn
Raviolli de gema com espuma de beterraba

EMEF Padre Scholl
Risoto de legumes com crispie de alho-poró, acompanhado de filé e molho de nêspera

Presidente Vargas
Tortelone tricolor recheado

PALAVRA DOS JURADOS

Presença internacional entre os jurados, a chef argentina Patricia Roggerone diz que o nível de todos os pratos em competição supera as expectativas para crianças tão novas. “É bom ver que, com esse projeto, elas já começam a acumular experiência na cozinha, o que se reflete nos pratos, onde se percebe a preocupação com o ponto da carne, o sabor, as combinações de texturas e a criatividade na hora de fazer o empratamento”, avalia. Do ponto de vista da emoção, a chef Arika Messa diz que a experiência é recompensadora: “A palavra para definir essa experiência é emocionante. Fiquei encantada com cada um deles e com a ideia de ver um futuro sendo construído aqui, já que estamos falando de uma profissão muito árdua. Eles estão de parabéns”. Por fim, para o jurado Leonardo Schreiner, a avaliação dos pratos foi desafiadora. “É difícil pelo nível dos pratos e pela idade das crianças. Vimos muita invenção nas receitas, o que não parecia fazer parte de um repertório de crianças dessa idade. Foi difícil escolher, até porque estamos falando de um projeto que busca o incentivo de uma geração”, comenta.

TRABALHO PARA A COMUNIDADE

A Secretária de Educação de Gramado, Gilça dos Santos Silva, elogiou a iniciativa do Nonno Mio de desenvolver, por iniciativa própria, um trabalho dedicado à comunidade e aos alunos da rede pública. “É importante ressaltar que são pessoas da comunidade que querem fazer algo pelos gramadenses, pelos alunos, pela educação. Temos a certeza de que contaremos com ainda mais participantes nos próximos anos”, projeta Gilça. Em 2017, 40 alunos foram à cozinha para participar do Ensina-me a Ser Chef, mas as panelas vão ficar guardadas por pouquíssimo tempo: no próximo sábado (10), as três escolas destacadas pelos jurados nesta edição apresentam seus pratos na Cozinha Experimental do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, montada na Rua Coberta, com entrada franca.



SERVIÇO

Ensina-me a Ser Chef no 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Sábado, 10 de outubro, a partir das 10h

Na Cozinha Experimental da Rua Coberta

Entrada franca

Duvulgação: Pauta Assessoria
Fotos: Cleiton Thiele