728 x 90

Exposição de Marcelo Pferscher inaugura no sábado, 07 de outubro, na Galeria Arte & Fato

  • Cultura
  • 29/09/2017 - 12:48
  • 813 Views

Anatomia do Retrato tem curadoria de Daniela Giovana Corso e segue em cartaz até 27 de outubro.

Inaugura no sábado, 07 de outubro, na Galeria Arte & Fato, a exposição Anatomia do Retrato, de Marcelo Pferscher. Com curadoria de Daniela Giovana Corso, a exposição apresenta 23 pinturas e objetos que nascem de cenas cotidianas, nas quais geometrias e emoções são dissecadas em camadas. O artista cria imagens baseadas em dividir o que observa em planos sobrepostos para formar imagens complexas, convertendo a profundidade tridimensional em profundidade de planos.

Há 20 anos que Pferscher cria ilustrações para empresas como Coca-Cola, Nestlé e Basf, entre outras. Além de suas criações para o mercado da publicidade, agora o público poderá conferir seu trabalho autoral.

De acordo com Daniela, a curadoria do projeto se debruçou na ação de “dissecar para estudo”, assim como uma análise de anatomia na biologia. “Nos retratos de Marcelo, planos são fatiados e desenhados em camadas. Vão da pintura bidimensional às três dimensões dos objetos. Cada um desses planos tem sua função: geométrica, espacial, funcional e emocional. Nas obras, é o espectador que faz a ligação ou estabelece a relação entre essas camadas”, conta.

Os retratos foram nomeados de acordo com sua escala: 3x4, Bustos, Ambiente e Urbe, que a cada transição apresentam novos elementos nesses ambientes, ampliando as cenas e revelando planos mais abertos. “Quando trouxe o universo da Anatomia como uma metáfora ao trabalho do Marcelo, fiquei receosa. Quando escrevi dissecar, não sabia qual seria a reação do artista. Mas tudo passou a fazer sentido: os planos eram mesmo partes de um estudo, eram cortes precisos e desenhavam a cena que seria também um organismo: complexo em suas geometrias, espaços, funcionalidades e emoções. E, ao observar cada retrato, dissecamos a sua estrutura para desvendarmos a sua anatomia”, declara.

Anatomia do Retrato tem inauguração no sábado, 07 de outubro, às 19h, e segue com visitação até 27, com entrada franca. A Arte & Fato funciona de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h, na Av. Protásio Alves, 1893.

Anatomia do Retrato
De 07 a 27 de outubro
Abertura – 07 de outubro, 19h
Galeria Arte & Fato - Av. Protásio Alves, 1893
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h
Entrada franca

Marcelo Pferscher nasceu em Porto Alegre, Brasil, no ano de 1971. Filho do artista plástico austríaco Benno Pferscher, Marcelo teve contato com o universo artístico desde muito cedo. Cursou a Escola Municipal de Arte de Porto Alegre e posteriormente decidiu trabalhar com design e ilustração. Aos 23 anos, foi para a Áustria, onde trabalhou na restauração de uma igreja neogótica, na cidade de Bregenz, e na agência de publicidade Demner & Merlicek, em Viena. Ao voltar para o Brasil, decidiu abrir seu próprio estúdio de ilustração, passando a atender clientes como Coca Cola, Fiat, Nokia, Basf, Nestlé, Kraft, Ambev, Walmart, entre outros. Em 2004, foi agraciado pela primeira vez com o prêmio de Ilustrador do Ano no Salão da Propaganda*. No mesmo ano, participou da 2º Mostra Talentos da comunicação na Fundação Bienal de São Paulo. No ano seguinte, começou a formar uma equipe, que, anos mais tarde, chegaria a um grupo de 10 artistas comandados por ele. Nos 10 anos que se seguiram, seu estúdio foi indicado seis vezes e ganhou 4 vezes consecutivas (2008, 2009, 2010 e 2011) o prêmio de Estúdio de Ilustração do Ano no Salão da Propaganda*. Em 2013, conquistou um Ouro e um Grand Prix no CRIARP** e, em 2015, um Ouro no Colunistas Brasil***. Além disto, teve trabalhos publicados em revistas e livros de renome, nacionais e internacionais, tais como, 200 Best Illustrators Worldwide (2011 e 2014), Lürzer's Int'l Archive (2009, 2011, 2014 e 2015), Exposé (2012 e 2013), Zupi (2014 e 2015), entre outros. Em 2015, decide retomar uma produção artística exclusivamente autoral. Durante todo este ano e o primeiro semestre do ano de 2016, dedicou-se a pesquisas para definição do conceito e da linguagem estética de sua nova produção artística.

Daniela Giovana Corso é Arquiteta e Urbanista pela UFRGS, 2000. Está à frente da Nowhere, empresa focada na criação de projetos efêmeros na área de experience design e cenografia. Em seu portfólio, 3ª Bienal do Mercosul, 13 edições da Semana ARP da Comunicação, PopUp Restaurant para Zero Hora e Destemperados, Desfile de Reinaldo Lourenço para DellAnno, Concept Store para Favorita. Projeto do Memorial Radio Legalidade no Palácio Piratini, Festival de Cinema de Gramado. Atendeu clientes como: Amcham RS, Saccaro, Sindmoveis RS, Braskem, entre outros. Foi membro do Conselho Consultivo do MAC-RS de 2010 – 2014. Foi vice-presidente da Associação dos Profissionais em Design do RS - apdesign, gestão 2015/2016.

Divulgação: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor
Fotos: Divulgação