728 x 90

Instituto Ling é reconhecido como Expressão Cultural na 23ª edição do Prêmio Líderes & Vencedores

Promovido pela Federasul e Assembleia Legislativa do RS, prêmio destaca personalidades e projetos que contribuem para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Cerimônia de entrega da estatueta Magis acontece no dia 03 de outubro, no Teatro Dante Barone.

O Instituto Ling é agraciado na categoria Expressão Cultural da 23ª edição do Prêmio Líderes & Vencedores, que tem por objetivo valorizar o sucesso e destacar o êxito de personalidades, empresas e projetos sociais e culturais edificadores para o Rio Grande do Sul. O anúncio aconteceu na última segunda-feira, dia 25 de setembro, em coletiva de imprensa realizada pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul – FEDERASUL e a Assembleia Legislativa do Estado do RS, entidades promotoras do Prêmio. A solenidade de entrega da estatueta Magis aos quinze premiados acontece no dia 03 de outubro, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Segundo a presidente da Federasul, Simone Leite, o prêmio é um reconhecimento livre, autônomo e democrático da sociedade aos seus melhores exemplos. Simone ressaltou que a escolha do Instituto Ling como Expressão Cultural se deu pela "relevância de seu trabalho em prol da cultura e pelo quanto contribui para o desenvolvimento do RS". Os vencedores foram escolhidos por comissões formadas por representantes das duas entidades, além de jornalistas e formadores de opinião membros das associações ARI, ADJORI e AGERT, que decidiram livremente e de maneira soberana as personalidades e projetos que se destacaram nas categorias Mérito Político, Sucesso Empresarial, Destaque Comunitário, Expressão Cultural e Referência Educacional.

Para Carolina Rosado dos Santos, gestora do Centro Cultural do Instituto Ling, receber esse reconhecimento é uma honra e um incentivo para seguir com o trabalho de 22 anos do Instituto: "compartilhamos com os promotores – Federasul e Assembleia Legislativa – os valores de compromisso com a sociedade e o amor a esta terra. Que o prêmio sirva de inspiração a outras pessoas e instituições para que também atuem em prol da comunidade, unindo esforços para construirmos um Estado melhor para se viver", afirma.

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Porto Alegre/RS, voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura, da educação e da saúde.
A abertura de seu Centro Cultural, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre-pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Localizado em Porto Alegre, em um belo prédio de arquitetura contemporânea concebido pelo renomado arquiteto brasileiro Isay Weinfeld, o Instituto oferece palestras, oficinas e cursos livres e de curta duração, nas áreas de Artes, Humanidades, Ciência, História, Filosofia, Moda, Gastronomia e Temas Contemporâneos, além de uma variada programação cultural que inclui espetáculos musicais e teatrais, exposições de artes visuais, lançamento de livros, cinema e debates sobre cultura. O espaço também possui área para locação e realização de eventos. Em três anos de operação, o Instituto Ling já recebeu mais de 75.000 visitantes em cerca de 220 atividades culturais e 200 cursos livres. A programação, intensa e ininterrupta, é em parte oferecida com entrada franca, atingindo diferentes perfis de público.

Em 2016, o Centro Cultural do Instituto Ling ganhou o Selo de Acessibilidade, outorgado pela Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.

Na área da educação, o Instituto Ling investe na formação de jovens brasileiros com o potencial de tornar a sociedade brasileira mais evoluída, justa e progressista. Em 22 anos de atividades, já concedeu mais de 300 bolsas de estudos em dez programas de Mestrado e pós-graduação nas mais conceituadas universidades do mundo, representando um investimento superior a US$ 6 milhões. O Instituto Ling oferece, ainda, programas voltados a alunos da graduação, ensino básico e médio com currículo destacado e vontade de desenvolver suas aptidões, mas que não teriam condições econômicas para estudar nas melhores instituições sem alguma forma de apoio.

Em parceria com a Brazilian-American Chamber of Commerce - New York, o Instituto Ling também oferece a bolsa Person of the Year Fellowship, que está na sua 7ª edição e representa um reconhecimento a candidatos de mestrado nos Estados Unidos que se destacaram durante o processo seletivo dos programas do Instituto Ling.

Como desdobramento da atuação do Instituto Ling, foi constituída em 2016 a Ling Foundation, sediada nos Estados Unidos. O objetivo é incrementar o relacionamento com universidades e outros parceiros norte-americanos, e facilitar trâmites financeiros para bolsistas que estejam naquele país.

A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da "holding company" Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

www.institutoling.org.br
Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre
Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Divulgação: Comuniquese
Foto: Tania Meinerz