728 x 90

Planeta Vermelho - Desenhos de Fábio Andre Rheinheimer

  • Cultura
  • 25/09/2017 - 16:13
  • 258 Views

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli tem a honra de apresentar a exposicão “Planeta Vermelho - Desenhos de Fábio Andre Rheinheimer”, no dia 3 de outubro (terca), às 19h, com entrada franca. A mostra pode ser visitada de 4 de outubro a 26 de novembro nas Salas Negras do MARGS. São 16 obras que celebram o imaginário do artista, representado em uma topografia do seu universo poético, por meio de técnica apurada e subjetividade.

A exposição pode ser visitada de tercas a domingos, das 10h as 19h, com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

"(...)
Esses desenhos estabelecem jogos dinâmicos com os planos e as volumetrias por baralharem nossos códigos visuais prefigurados. São jogos porque o que Fábio André Rheinheimer busca é extrair sensações pelo recurso da ilusão, interessado nas maneiras como cada percepção é atingida e ativada. Só que não se trata de ilusão de ótica como pode parecer, mas de acionar os artifícios ilusórios do desenho em sua tarefa de representar o tridimensional planificando-o.

São desenhos que não fazem mais do que arquitetar espaços, ainda que tais espaços não sejam reais nem encontrem referentes externos. Apenas o título da série — “Planeta Vermelho” — pode sugerir algo que a cultura se encarregue de nomear. Se abrirmos mão da referência endereçada ao planeta Marte, logo nos veremos desamparados em meio às formas e volumes que se movimentam e confluem no plano do desenho. Aqui, desamparo significa potencialidade, uma vez que somente assim temos a chance de despir o olhar naturalizado para que possamos ver nos trabalhos o que neles se insinua sem se afirmar."

Francisco Dalcol - Jornalista, crítico de arte e pesquisador. Doutorando em Artes Visuais — História, Teoria e Crítica (UFRGS)

Fábio André Rheinheimer é arquiteto, artista visual e curador independente, participou de diversas exposições coletivas, exposições individuais e salões de arte. Atua profissionalmente nas áreas de arquitetura e artes visuais, em Porto Alegre, onde reside.
Contato: grafik4.wordpress.com

SERVIÇO
Título: Planeta Vermelho - Desenhos de Fábio André Rheinheimer
Artista: Fábio André Rheinheimer
Texto de apresentação de Francisco Dalcol
Abertura 3 de outubro (terça) de 2017
Visitação: De 4 de outubro a 26 de novembro de 2017
Local: Salas Negras do MARGS (Praça da Alfândega, s./n.) Porto Alegre RS
Entrada Franca

Contatos:
Artista: Fábio André Rheinheimer – 51 981825595 / art.far@hotmail.com
Núcleo de Curadoria: curadoria@margs.rs.gov.br – 32272012/ Ramal 7032
Núcleo de Comunicação: comunicacao@margs.rs.gov.br - 32863145 / Ramal 7192

Realização:
Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Patrocínio:
Banrisul
BRDE

Apoio:
Cerveja Coruja
Café do MARGS
Arteplantas
Celulose Riograndense
AAMARGS

Museu de Arte do Rio Grande do Sul
Localização: Praça da Alfândega, s./n.
Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Telefone: 32272311

Entrada Franca
Site: www.margs.rs.gov.br
www.facebook.com/margsmuseu
www.twitter.com/margsmuseu

Divulgação: Fábio André Rheinheimer
Fotos: Regina Peduzzi Protskof