728 x 90

Claudio Cupertino volta à Europa para expor na capital austríaca

  • Cultura
  • 22/02/2016 - 18:49
  • 874 Views

Viena será o cenário da próxima exposição do artista plástico.

A Galerie Koko - Mittelgasse, nº7, Viena 1060, Áustria -, localizada no coração da capital da Áustria, Viena, irá receber 43 artistas brasileiros na exposição “Arte Brasileira em Vienna”. A mostra ocorre entre os dias 18 e 25 de fevereiro e faz parte do projeto da artista plástica e produtora cultural brasileira Angela de Oliveira, “Marés, Flores, Cores e Estrelas Guia”. O intuito é divulgar a arte brasileira mundo afora, propondo questionamentos e mostrando a cultura nacional em solo estrangeiro. “A arte brasileira é muita rica e elogiada em outros países e esse momento é propício para a ação. Então vamos aquecer o mundo com nossa arte e nossas cores”, afirma a curadora.
Claudio Cupertino participa da mostra com duas obras da série "Marcas Naturais", 80 cm X 80 cm, onde predominam as técnicas de óleo e acrílico aplicados sobre tela. O artista recentemente conquistou reconhecimento internacional quando expôs no Carrossel du Louvre, durante o Salão Internacional de arte de Paris na França, logo não foi uma surpresa sua volta à Europa na exposição “Arte Brasileira em Vienna” .
A Áustria é apenas o começo do circuito internacional do projeto “Marés, Flores, Cores e Estrelas Guia”. Países como França, Suíça, Itália, Portugal, Estados Unidos e Alemanha são alguns destinos da exposição.

SOBRE O ARTISTA:

Claudio Cupertino estudou artes na Escola Panamericana de Arte e Design em 2002, considerada uma das mais importantes escolas de arte de São Paulo.
Em 2006 quando mudou-se para o Rio Grande do Sul, passou a morar em Novo Hamburgo, onde realizou exposições em locais públicos, como Prefeituras do Estado, Assembléias Legislativas, galerias e cafés, buscando aproximar a arte e a cultura das pessoas.
O artista ganhou destaque em 2013, quando foi convidado pelo Governo do Estado, em parceria com a Secretaria da Cultura e a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul para expor a sua obra “PAMPEANA” in loco. A obra recebeu o reconhecimento de importantes figuras como, a Presidente do Brasil Dilma Rousseff, o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati e a presidente do Theatro São Pedro, Eva Sopher.
Em 2015 Cupertino inaugurou o seu Estúdio de Arte em Porto Alegre, localizado na Zona Sul. O projeto foi planejado como espaço de criação do artista, com possibilidade para receber eventos exclusivos para pequenos grupos. O ambiente, com vista para o Por-do-Sol do Guaíba, apresenta sofisticação através das escolhas de peças assinadas por designers como Fabio Novembre, Irmãos Campana e Jader Almeida.
Além disso, Claudio Cupertino foi convidado e participa do Guide International de d'Art Contemporain 2015 / 2016, conceituado catálogo de arte, distribuídos em mais de 450 galerias internacionais. A publicação traz a catalogação de obras e dos novos nomes das artes. Aos 35 anos de idade e 10 de profissão, Cupertino já realizou mais de 30 exposições.
Com a técnica em óleo e acrílica sobre tela, expôs recentemente no Carrossel du Louvre, durante o Salão Internacional de arte de Paris na França.

SOBRE A CURADORA:

Nascida em Itapetininga, a produtora cultural Angela de Oliveira é artista plástica, curadora de artes e empreendedora. Promove centenas de artistas de todo o Brasil com exposições nacionais e internacionais.
Angela de Oliveira tem seu escritório na cidade de São Paulo, onde recebe diariamente vários artistas. Apreciadora da arte, no sentido amplo da palavra, tem como objetivo divulgar novos e emergentes talentos brasileiros.

SERVIÇO:

Exposição “Arte Brasileira em Vienna”, integrante do projeto brasileiro internacional artítisco "Marés, Flores, Cores e Estrelas Guia"
Quando: De 18 a 25 de fevereiro
Onde: Galerie Koko - Mittelgasse, nº7, Viena 1060, Áustria