728 x 90

Três chefs comandam as panelas do Parador Hampel no feriado de Corpus Christi: do pinhão ao a Ferro e Fogo, passando pela paella espanhola e a feijoada da Dona Inah

O Parador Hampel, em São Francisco de Paula, acaba de divulgar a sua programação gastronômica para este Feriado de Corpus Christi, que começa nesta quinta-feira, dia 15 de junho. Marcos Livi, chef proprietário do espaço, irá se unir aos seus chefs Elton Jance, no bar Veríssimo, e José Maria Vieira, no bar Quintana, e entregar aos hóspedes e demais turistas uma programação gastronômica diferenciada.

A começar pelo menu degustação de pinhão, na quinta-feira. A iguaria, muito apreciada pelos gaúchos nesta época do ano, pode ser encontrada no próprio Parador, inserido em uma área de 21 hectares de mata nativa. Entre os pratos planejados pelo chef gaúcho radicado em São Paulo, estão o Tortelone de Fiore de Latte com Molho de Pesto de Pinhão; o Entrevero de Pinhão, com Linguiça Campeira, Gado, Lombo suíno, Pimentões, cebola e tomate e o Filét Mignon servido com Paçoca de Pinhão, ervilhas, cebola e ovo.

Na sexta-feira será a vez de privilegiar a gastronomia espanhola, servindo paella e um mix de diferentes tipos de tapas, pratos tradicionais do bar Veríssimo, em São Paulo. Para o sábado e domingo, dois menus já conhecidos pelos hóspedes e turistas da pousada: a tradicional feijoada da Dona Inah e o projeto A Ferro e Fogo, respectivamente.

A feijoada inclui uma mesa de petiscos que faz qualquer um babar. Tem caldinho de feijão que pode ser temperado com Bacon, Alho Frito, Salsinha, Cebolinha e Vinagrete. Tudo isso seguido de torresmo com crosta perfeita, bolinhos de feijoada e de mandioca, além de linguiça toscana. Para bebericar, batida de maracujá e coco. No caldeirão, variadas panelas de feijão preto com carne seca, linguiça calabresa, pé, orelha e rabo, além de lombo salgado e costelinha suína. Para acompanhar tudo isso, couve, banana, abóbora caramelada, laranja, arroz e farofa de farinha de mandioca.

No domingo, o cardápio é ainda mais atrativo, tanto visual, como sabor gastronômico. Para entrada, é possível escolher entre o Choripan servido com chimichurri e vinagrete e/ou o creme de abóbora com cheiro verde e farofa de torresmo. Na gaiola, são preparadas ao ar livre as Janelas de Costela Bovina, Cordeiro e Leitão inteiros, além do Galeto ao Primo Canto na Esfera, tudo assado lentamente na lenha. Outra ilha que desperta atenção e aguça o paladar é o Infernilho, com frutas assadas no sal grosso, além de muitos outros acompanhamentos.

Atividades de lazer
Em todos os dias, o turista que optar apenas pelo almoço poderá usufruir dos 21 hectares de área nativa preservada, com várias trilhas demarcadas, ideais para caminhadas e observações da fauna e flora local, além de cascatas e muito ar puro. Um espelho d'água é formado pelo encantador lago e as cascatas também compõe um cenário de rara beleza, que somente o Parador Hampel pode oferecer aos turistas na Serra Gaúcha.

A administração do hotel vem apoiando atividades ecológicas em sua área com o objetivo de preservar as belezas do Parador Hampel para as gerações futuras e por isso tem recebido inclusive diversos turistas estrangeiros, que chegam ao local buscando avistar as belas espécies existentes na região.

Serviço
Menu diário: R$ 70
Local: Parador Hampel
Rua Boca da Serra, 445
São Francisco de Paula/RS
Informações 24h: (54) 3244-1363 / 3244 3655

Divulgação: Tatiana Feldens
Fotos: Divulgação