728 x 90

A Ferro e Fogo, de Marcos Livi, pela primeira vez em Alegrete durante a Exposição Nacional de Hereford e Braford

Além de ser um espaço de divulgação das raças, com mostra e julgamento de animais, a Exposição Nacional de Hereford e Braford também tem por objetivo evidenciar as qualidades da carne oriunda das raças e de seus cruzamentos. Por isso, na edição de 2017, a Associação Brasileira de Hereford e Braford terá o prazer de sediar o Projeto o A Ferro e Fogo, idealizado pelo gaúcho Marcos Livi, um dos maiores pesquisadores da culinária da região sul, que está à frente dos restaurantes Quintana e Veríssimo, em São Paulo (SP) e do Parador Hampel, em São Francisco de Paula.

Nesta edição especialmente preparada para celebrar a abertura oficial da Exposição Nacional HB, dia 15 de maio, Livi estará por lá com Márcio Ávila, do Bistrô Pelotense, Daniel Castelli, diretor da Monã Centro de Estudos Ambientais, Brunno Ardissone, da Viver Bem Alimentos, Eder Monteiro, chef do Palácio Piratini, Luciano Medeiros, da plataforma digital O Luxo do Gaúcho e Zé Maria, braço direito de Marcos Livi no restaurante Quintana, em São Paulo. Um time de peso que irá replicar em Alegrete o que milhares de pessoas já viram no Brasil: a força da gastronomia do Sul, que une técnica, experiência, rusticidade e muito amor e paixão pelo fogo e pela carne.

No vídeo a seguir - https://youtu.be/spzNrSYhVfo - é possível conferir os bastidores do A Ferro e Fogo dentro do MesaTendências2015 evento promovido pela Prazeres da MESA. Na oportunidade, cozinheiros do Rio Grande do Sul e de outras partes do país se reuniram para fazer fumaça no centro de São Paulo.



“Será um evento para reunir e celebrar tradição, inovação, arte e cultura gastronômica envolvendo o fogo, a carne e grandes profissionais da gastronomia. Livi e seus parceiros no A Ferro e Fogo encantam, emotivam e geram uma experiência cultural e gastronômica únicas”, adiantou o CEO da ABHB, Fernando Lopa.

Costelão, Entrecot e Linguiças picadas a faca 100% CCH
Serão sete ilhas com produtos exclusivos e especialmente preparados para o evento. É claro que a Carne Certificada Hereford será a grande atração da noite, com janelas de costela 100% CCH assadas lentamente na lenha e peças de entrecot sendo lançadas ao longo de toda a noite na grelha.

Enquanto isso, outras duas estações foram pensadas. Teremos uma Ilha de Choripan, feito com uma seleção de linguiças cortadas a faca produzidas pela ALEGRO e servidas em pães da Viver Bem Alimentos, e o Caldeirão de Ferro, com arroz de carreteiro de charque e Feijão Campeiro.

O A Ferro e Fogo da Nacional HB ainda prevê outras duas técnicas: o Curanto com legumes diversos da Viver Bem Alimentos e as Gaiolas, com assados de Cordeiro, Leitão & Galeto primo canto. Para finalizar, o “Infernilho”, repleto de frutas assadas no sal grosso.

A atividade ocorre na segunda-feira, dia 15 de maio, a partir das 19 horas, no Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, em Alegrete (RS). A Exposição Nacional HB, com programação diversa, inicia no dia 15 e se estende até o dia 19 de maio. Mais informações no site www.abhb.com.br

Divulgação: Tatiana Feldens
Fotos: Divulgação