728 x 90

Urban Drops - 9ª ed.

TENDÊNCIAS DE CONSUMO:
GRAB AND GO

Apresentada em 2016, a AMAZON GO foi oficialmente aberta ao público no início deste ano segundo o portal de notícias G1. De arquitetura conceitual, distribuída em 167 m2, é a primeira loja no mundo baseada no processo GRAB AND GO, compre e vá! Nela podemos escolher, comprar e levar sem enfrentar filas e caixas... e com isso os projetistas e criadores do complexo sistema pretendem minimizar o desperdício de tempo do consumidor na experiência de compra. Quem gosta de filas e caixas para pagamentos? Com um sistema computacional de reconhecimento facial, sensores de movimentos, um complexo deep learning e após anos de experiências e correções, finalmente o usuário pode baixar seu aplicativo e ir às compras... os funcionários seguem preparando alimentos especiais e orientando os clientes, mas o simples fato de alterar o formato de pagamento altera toda a percepção de consumo.
Não queremos mais perder tempo com o que não é agradável nos dedicando apenas ao essencial.

TEXTURAS RÚSTICAS: POR QUE GOSTAMOS?
Texturas e tijolos aparentes já estão há alguns anos voltando com força total na decoração de exteriores e interiores. Possivelmente porque o tijolo e suas texturas rústicas nos trazem sempre uma sensação de aconchego e conforto, mas por qual razão sentimos isso com os materiais mais texturizados e principalmente com o tijolo? Talvez em função de que, ao olharmos para uma parede de tijolinhos, evocamos as nossas memórias mais antigas: as paredes das casas das nossas avós, onde corríamos livres e a lembrança da terra natural que compõe nobremente estes materiais. Ter uma parede de tijolos desperta esta sensação de conforto visual e emocional através da nossa memória genética e daquilo que já conhecemos e vivenciamos. A indústria sabe muito bem disso e aposta cada vez mais no tijolo à vista, de textura muito rústica e com várias cores e formatos. Alguém duvida que sempre será um sucesso?
Foto abaixo arquitetura civil de @cesarmariot e interiores @mrungearq.
Ao lado painel em tijolo ingles em casa cor by @mrungearq
www.luizapilau.com.br

TENDÊNCIA: WOODEN FLOORS
Pisos de madeira natural também são uma tendência que veio para ficar. A antiga onda de que madeira não é um produto sustentável e que é proveniente de exploração desordenada deu lugar à ampla utilização de pisos oriundos de florestas certificadas e de manejo sustentável. Tacos prontos com acabamentos de fábrica conferem beleza e requinte a qualquer ambiente, trazendo também o aconchego da madeira, que nos causa ótima sensação remetendo aos pisos mais antigos das construções históricas. Parquets em diferentes cores e tamanhos, recuperação de pisos antigos, novas paginações envolvendo contrastes de cores, novos acabamentos que variam do brilho ao fosco e, inclusive, revestimentos que literalmente sobem as paredes são os produtos e serviços disponíveis hoje no mercado e que certamente serão sempre afinados com a tendência para os próximos anos.
www.luizapilau.com.br


SENSORY ARCHITECTURE
As experiências de compras estão mudando?! Recém-inaugurada em Gramado, na serra gaúcha, A Fabulosa Loja de Chocolates traz um novo conceito de experiência de compra: em quase 300m² o consumidor é imerso em um mundo fantástico criado pela cenografia finamente trabalhada conceitualmente. Desenvolvida em um percurso ricamente decorado, a loja começa com soldadinhos, carrossel e vitrines com ursos e relógios do tempo, onde a vivência lúdica e infantil nos leva a um mundo de faz de conta. O produto se insere nestes ambientes de forma leve, e esta imersão faz do chocolate o grande protagonista da história, juntamente com ambientes e bailarinas que parecem ter saído de um antigo armário da mente para povoar os ricos cenários. Iluminação e cenografia executadas com maestria contribuem para o absoluto sucesso do espaço, que abriu suas portas em julho e aguarda um público de mais de 50 mil pessoas nesta temporada de inverno. Os investimentos na ordem de 2,5 milhões de reais e profissionais de alto gabarito em uma ampla equipe, da qual tive o prazer de participar, se uniram para esta realização inédita e única na cidade, que adianta ser o maior sucesso e o futuro das lojas em alto padrão. A arquitetura sensorial está se inserindo como a mais nova tendência nos espaços comerciais.

Equipe de arquitetura civil Marcio Ribas & Rodrigo Parissenti, Patricia Popp e Miriam Runge. Execução de obras civis do arq. Joel Oberherr. Projeto conceitual e de cenografia de Max Tavares juntamente com a MChecon Group de SP, que também assina a perfeita e primorosa execução deste projeto de interiores lúdico e cenográfico. Imagens de Rafael Cavalli - divulgação

A tendência em cores para as próximas estações tanto na moda quanto na arquitetura e decoração de interiores são os tons não tradicionais de matizes fortes que podem ser utilizados sozinhos. Ausência de gêneros ou de marcação da estação, as cores misturam o clássico e o colorido jovial. As cores apontadas pela PANTONE para 2018/2019 possuem estas características e com certeza irão impactar nas escolhas.

Últimas Colunas

Instagram @revistaonne