728 x 90

Bellus Art & Arq - 9ª ed.

MARGS
O imponente prédio da Praça da Alfândega, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, com projeto de Theo Wiederspahn foi construído em 1913. Hoje, esta bela edificação, de quase 5.000m2, abriga o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS, uma das mais importantes instituições culturais do Estado, cujo acervo conta com mais de 3.660 obras de arte.

A Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – AAMARGS, fundada em 1982, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por finalidade: promover a cultura, a defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico do MARGS, difundir a arte, a cultura e a educação, entre outras atividades. Desde 2017, a AAMARGS disponibiliza o seu aplicativo, com agenda das exposições, eventos culturais e muito mais.
MARGS - Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico, Porto Alegre/RS, tel.: (51) 3227-2311,
www.margs.rs.gov.br - AAMARGS - Tel.: (51) 3211-5736, aamargs@margs.rs.gov.br


PRÊMIO
No Museu Histórico Nacional estão em cartaz três mostras da 6ª edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. Nestas mostras, o público verá trabalhos de 23 artistas de várias gerações: “Artistas premiados”, com obras de Daniel Lannes (RJ), Fernando Lindote (SC), Pedro Motta (MG), entre outros; a exposição “Verzuimd Braziel – Brasil Desamparado”, do curador premiado Josué Mattos, com obras de outros dezessete artistas, como Cildo Meireles, Ivan Grilo; e ainda “A Intenção e o Gesto”, com obras do artista cearense Sérvulo Esmeraldo (1929-2017).
Museu Histórico Nacional - Praça Marechal Âncora s/n°, Rio de Janeiro/RJ, tel.: (21) 3299-0324. Visitação: Terça a sexta, das 10h às 17h30, e sábado, domingo e feriados, das 13h às 17h. www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/premio.

FUTURAMA 3
O MAC RS apresenta a coletiva Futurama 3, com mais de 50 artistas apontados pela curadoria como os novos talentos nas artes visuais de Porto Alegre/RS. A exposição compreende obras recentes e nas mais diversas linguagens. “Futurama”, série de TV ambientada em Nova York na virada do século XXXI, inspirou o nome da exposição, pois esta igualmente tem a intenção de trazer visões de um futuro, mas não tão distante, em que os artistas iniciantes agora estarão em outro patamar de criação poético-artístico, cujo início se dá neste recorte temporal. “O papel do museu como instância de sacralização da produção simbólica põe em evidência a produção de conhecimento ao expor e legitimar a arte contemporânea feita agora e que pontua as novas relações entre a multiplicidade artística, a plataforma crítica e o museu como um espaço aberto à criação” enfatiza Ana Zavadil, curadora chefe do MACRS.
Futurama 3 - Curadora-chefe: Ana Zavadil; Curador-adjunto: Fábio André Rheinheimer.
MACRS - Rua dos Andradas, nº 736, 6º andar, Porto Alegre/RS. Visitação: até 2 de setembro. Terça a sexta, das 9h às 18h30, e sábado, domingo e feriados, das 12h às 18h30.


ARTE NO ABERTO
O lançamento do Projeto Vitrine Efêmera, no Aberto Caminho de Artes – uma parceria entre o Aberto Caminho de Artes (RS), Galeria Arte&Fato (RS) e Estúdio Dezenove (RS) – em Porto Alegre, aconteceu no dia 14 de julho com a abertura da exposição na Vitrine Efêmera “Paisagem Negada”, do artista argentino Marcos Acosta, e curadoria do gaúcho Márcio Pizarro. No espaço interno, acontece juntamente ao projeto da Vitrine, a exposição “Passagens”, do artista pelotense Mário Schuster, com curadoria de Neiva Bohns.
Aberto Caminho de Artes - Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 760, Porto Alegre/RS, tel.: (51) 3515 2259. Visitação: Segunda a sexta, das 13h às 17h, e sábado conforme agenda em facebook/abertoartes.

AROMAS E SABORES DO JAPÃO
A Japan House São Paulo recebe a exposição “Aromas e Sabores”, que por seu caráter lúdico, interativo e didático propõe um passeio pela diversidade de cheiros e sabores em uma imersão na cultura japonesa pelo viés sensorial, visando o aprendizado por meio de experiências práticas, elucidações conceituais, científicas ou artísticas. “Aromas e Sabores” traz a instalação “Labirinto Olfativo”, da artista olfativa japonesa Maki Ueda.
JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, nº 52, São Paulo/SP. Visitação: Terça a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada gratuita. Programação em www.facebook.com/JapanHouseSP

ART BOOK
A talentosa artista Sylvia Martins, gentilmente, atendeu a meu pedido e disponibilizou um pouco de seu fazer artístico aos leitores da Onne&Only, na edição nº8. Transcorrido algum tempo, eis que recebo o convite para o lançamento do livro “Sylvia Martins”, que se apresenta como “um conto visual, um diário da vida da artista entrelaçado com a sua arte”. O lançamento em Nova Iorque ocorreu em maio, na Edelman Arts.

POSSÍVEL PÁSSARO
A exposição de Walmor Corrêa “Sporophila beltoni”, no Instituto Ling, apresenta 15 obras – entre pinturas, desenhos, fotografias, mapas, vídeo e outros objetos – que tratam de explorar artisticamente o reconhecimento e a identidade de uma espécie de pássaro brasileiro que só recentemente foi catalogada: a Sporophila beltoni. Em seu texto curatorial, Paulo Myiada afirma que “como um conjunto, a exposição atesta a empatia possível do artista com o pássaro e deles conosco, que descobrimos, de um só fôlego, ter sido encontrado algo que não sabíamos estar perdido”.
Instituto Ling - Rua João Caetano, nº 440, Porto Alegre/RS,
tel.: (51) 3533-5700. Visitação: até 01 de novembro. www.instituto.ling.org.br

Últimas Colunas

Instagram @revistaonne