728 x 90

Construção do Sorriso Perfeito

Planejamento, personalização e previsibilidade

A odontologia moderna tornou possível a obtenção de um sorriso altamente estético, personalizado e com uma previsibilidade de tratamento muito próxima da perfeição. As lentes de contato dental estão aí para exemplificar isto.
Os conceitos atuais, baseados em ciência, permitem ao cirurgião dentista promover e manter saúde de uma maneira muito mais eficaz do que há algumas décadas.
As diferentes especialidades odontológicas devem trabalhar conjuntamente a fim de promover e manter saúde, permitindo que as pessoas possam buscar o “sorriso perfeito”, sempre procurando tratamentos altamente estéticos e duradouros.
O sorriso é o nosso cartão de visitas, e a obtenção do sorriso perfeito é alcançada através de referências intraorais e faciais de maneira individual, com o objetivo de tornar cada sorriso personalizado e harmônico.
O tratamento estético é um trabalho relativamente rápido na sua execução, muitas vezes, nos casos de lentes de contato, em quatro consultas conseguimos finalizar o tratamento. O que deve ser levado em consideração são as etapas prévias aos procedimentos estéticos. O paciente deve realizar todos os tratamentos necessários para a obtenção de saúde e posicionamento adequado dos dentes, de maneira a permitir que o tratamento estético seja o mínimo invasivo possível e tenha uma durabilidade longa.

Etapas do tratamento estético reabilitador:

Coleta de dados – informações importantes referentes à expectativa do paciente, o que ele está buscando. O sucesso do nosso tratamento está relacionado a atingir a expectativa do paciente.
Fotos faciais e intraorais permitindo realizar um planejamento virtual do sorriso, que é uma excelente ferramenta de comunicação entre o dentista, o paciente e o técnico de laboratório que será o responsável por transformar o nosso planejamento em algo real.
Modelos de gesso para estudo onde serão realizados os enceramentos diagnósticos de acordo com o planejamento virtual realizado no computador.

Prova – previsibilidade

Nessa segunda consulta será realizado o test drive do novo sorriso. Através de uma guia, vamos transferir o que foi planejado para a boca do paciente, permitindo que tanto o paciente como o profissional vejam o resultado planejado para aquele sorriso, tornando o resultado final extremamente previsível. Verificamos o resultado final do tratamento sem nem ao menos ter realizado nenhum tipo de desgaste nos dentes.
E, através desse posicionamento pré-estabelecido, saberemos exatamente onde será necessário realizar desgastes ou não nos dentes remanescentes.
Assim como pode ser realizado este tipo de teste estético em dentes saudáveis, permitindo corrigir forma, cor e pequenos posicionamentos melhorando a harmonia do sorriso, podemos e devemos usar também este tipo de planejamento em casos com dentes parcialmente destruídos ou até mesmo em dentes perdidos que serão reabilitados através de diferentes tipos de implantes e próteses dentárias. É fundamental que o paciente e o profissional visualizem o resultado final do caso, antes de ser entregue o trabalho. Muitas vezes o paciente vai para casa com o projeto final “na boca”, sendo assim possível mostrar aos familiares o resultado pretendido, a fim de ter certeza do tratamento proposto. É importante ressaltar que nesta etapa é possível realizar todo e qualquer reparo ou alteração solicitados para adequar a algum ajuste estético, fonético ou funcional.
Cada detalhe deve ser planejado para se obter o melhor resultado possível de maneira totalmente individualizada e personalizada. Após o planejamento adequado, a etapa de execução e entrega é concretizada de forma rápida. Em uma consulta se realiza as adequações necessárias e moldagem e, na consulta seguinte, é feita a entrega do trabalho previsto.

Dr. Gustavo Caetano
Odontologia Estética / especialista em prótese dentária / mestre em odontologia
www.drgustavocaetano.com.br
gustavo@drgustavocaetano.com.br
@drgustavocaetano

Últimas Colunas

Instagram @revistaonne