728 x 90

Como manter seu rosto cada dia mais jovem?

A manutenção de um rosto saudável e jovial é um grande desafio na luta contra o relógio. A abordagem moderna que realizamos hoje em nossos pacientes visa a combinação de tratamentos cada dia mais seguros em busca de resultados cada vez mais naturais.

O envelhecimento do rosto é caracterizado por dois pontos em especial:
- perda da elasticidade da pele
- diminuição do volume das estruturas da face
Necessitamos pensar nestes dois pontos para desenvolver os melhores tratamentos para rejuvenescimento facial, ou seja, tratamento das rugas e excesso de pele, e reposição de volume na face. Observe atentamente a imagem 1 para identificar as mudanças que ocorrem no rosto com o passar dos anos.
Primeiramente devemos cuidar com os fatores que aceleram o processo de envelhecimento: cigarro, exposição excessiva à radiação solar, maus hábitos alimentares, oscilações de peso e estresse.
Após os cuidados preventivos, necessitamos iniciar abordagens ativas para a manutenção da beleza do rosto. Para melhor entendimento, dividimos o rosto horizontalmente em três terços (como na figura 2): superior, médio e inferior.

Terço superior:

As rugas da testa costumam responder muito bem ao tratamento contínuo com toxina botulínica e manutenção com terapias cosméticas. Quando há queda do canto do supercílio pode ser necessário um pequeno procedimento cirúrgico para reposicionamento da sobrancelha. Idealmente esses cuidados devem iniciar antes que as rugas estejam muito marcadas, ou seja, a partir dos 25-30 anos.

Terço médio:

A região que engloba desde a pálpebra inferior até os lábios, costuma sofrer muito com a ação da gravidade e perda de volume. O melhor tratamento é a reposição de volume inicialmente com preenchedores (ácido hialurônico ou gordura) e posteriormente a reposição das estruturas da face e retirada do excesso de pele (lifting facial – ritidoplastia).

Terço inferior:

Aqui, as áreas que merecem destaque são o contorno da mandíbula e o pescoço. A flacidez de pele, que se apresenta com a perda do contorno da mandíbula e a papada no pescoço, é indicação clássica para cirurgia de rejuvenescimento facial e cervical, com o reposicionamento das estruturas profundas, redefinindo assim o ângulo do pescoço e o contorno da mandíbula, devolvendo ao paciente uma aparência mais jovem.

Os lábios e as pálpebras necessitam de avaliação diferenciada, bem como tratamentos específicos para estas áreas.
A gama crescente de opções de tratamento para rejuvenescimento facial deixa muitas vezes as pessoas perdidas, sem saber por onde começar. Sugiro sempre que o paciente procure um profissional sério e qualificado para orientá-lo a realizar tratamentos sérios e seguros, pois a saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

Últimas Colunas

Instagram @revistaonne