728 x 90

Jantar e cozinha, a verdadeira alquimia

  • Circuito Onne 8
  • By Jaqueline Zarpellon de Araújo e Cezar Etienne de Araújo
  • 416 Views

Os arquitetos Cezar Etienne de Araújo e Jaqueline Zarpellon de Araújo assinam o projeto deste espaço, na Mostra Elite Design, à beira do Guaíba. O projeto teve como princípio norteador um pilar central existente. A partir dele, um eixo surge delineando quatro ambientes bem definidos e integrados: a bancada do “alquimista”, com pequena horta, livros e internet para pesquisa de receitas. A área de trabalho, com armários e bancada-ilha, laca alto brilho e MDF amadeirado, possuem equipamentos de última geração. E, entre os ambientes adega/café e balcão-ilha, o grande destaque: a mesa.

O projeto contemplava formato orgânico. A mesa, criada a partir de um tronco de árvore, tombado em tempestade, foi executada pela loja LaCasita.Os tampos encostam-se no pilar central unidos por um vidro temperado incolor, e os pés em metalon imprimem ar contemporâneo, em meio à rusticidade elegante e sofisticada das madeiras. As poltronas giratórias e as da cabeceira, estofadas em veludo, também levam o selo La Casita.

Algumas vigas foram reproduzidas, garantindo equilíbrio e simetria. Dutos aparentes para a iluminação e placas em MDF aço corten e corte à laser, formam desenhos, luzes e sombras. A Parrilla se apoia em uma grande bancada de Dekton, com pés em ferro e pintura tipo aço corten. As superfícies opacas e polidas, o ferro e a madeira, as tijoletas à vista, a laje e tubulações aparentes, emprestam ao ambiente, um caráter industrial. Registrando o tempo, “pois é na cozinha que tudo acontece ao longo das gerações”, comenta a dupla, aparecem vários tipos de relógios e ampulhetas. O relógio cuco alemão, do bisavô da arquiteta, é uma das estrelas. Seguindo nesta linha, a cristaleira (Refit) repaginada, em laca branca fosca e tampo em mármore, remonta há três gerações. Com execução impecável pela La Casita, merece grande destaque. O piso, em porcelanato Alto Gloss muito elegante, foi pensado em tom grafite, mesma cor das poltronas giratórias. Quanto aos quadros, artistas como Márcia Marostega, Victor Hugo e Marli Leal apresentam em comum olhares...

Fotos: Eduardo Liotti

img
Jaqueline Zarpellon de Araújo e Cezar Etienne de Araújo
AUTOR(A)

Instagram @revistaonne