728 x 90

Lúdico, confortável e acolhedor

O escritório Liz Ribeiro Arquitetura assinou e executou o projeto deste consultório de psicologia infantil, com área enxuta de 30 m2, dividido em recepção, área de atendimento, copa e banheiro.

Para as divisórias dos espaços, elegeram a construção em drywall com isolamento acústico nas paredes e tetos, além disto revestimos a área de recepção com placas de madeira, garantindo ainda mais a questão do silêncio. Para a área de recepção foi priorizado um ambiente acolhedor, confortável, tranquilo e sem exageros. Por se tratar de uma clínica infantil, utilizaram caixas coloridas com brinquedos e jogos, além de espaço para revistas e livros, contribuindo para o entretenimento dos pacientes e amenizando assim o tempo de espera. Quadros divertidos e cadeiras de design ajudam a compor o ambiente.

A sala de atendimento foi pensada como um local de “brincar”, utilizando uma parede tipo lousa para desenhar além de mesas e cadeiras ergonômicas para serem usadas dependendo da idade do paciente. A iluminação pontual e colorida ajuda na ampliação do foco luminoso na mesa de desenho. Como apoio, pufes soltos que servem para o profissional psicólogo utilizar junto ao paciente. Todos os móveis e painéis foram feitos sob medida pela Moldem Móveis de Novo Hamburgo. O escritório também projetou e executou uma grande estante colorida para armazenar os dados e pastas confidenciais dos pacientes, pois todas gavetas possuem chaves. Os nichos em formas e cores diversas, onde ficam os brinquedos e jogos utilizados nas consultas, foram iluminados de forma indireta através de fitas led´s.

O piso utilizado foi o vinílico, da marca PERTECH – Linha Acqua Floor Stick, adquirido na loja Espaço do Piso, garantindo isolamento acústico e alta resistência, além de ser ecologicamente correto. As arquitetas comentam: “a iluminação tem um tratamento especial em todos nossos projetos, é feito um projeto luminotécnico levando em consideração a eficiência energética quanto a fluxo luminoso e custos, utilizando para isso fontes luminosas em led”. A cortina tipo rolo tela-solar é da loja Bela Art Cortinas e possui isolamento térmico, além de bloqueio de raios UV, que podem desbotar os estofados. Optaram por um pano único, monocontrole, com redutor de peso fazendo que ela fique mais leve para o uso.

Fotos: Moacir Lopes Costa
Foto das arquitetas: Vanessa Bohn

img
Liz Ribeiro e Ediméia Lehn
AUTOR(A)

Instagram @revistaonne